Senado aprova texto-base da Reforma da Previdência

Senado aprova texto-base da Reforma da Previdência

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por 14 votos a 7, na madrugada desta quinta-feira (dia 25 de setembro), o relatório do senador Tião Viana (PT-AC). O texto-base da reforma da Previdência foi mantido.

Após 15 horas de debate o governo conseguiu colocar o texto em votação. Os 200 destaques para votação em separado só serão votados na próxima terça-feira.

Segundo o líder do governo no Senado, Aloízio Mercadante (PT/SP), todo o processo de votação deverá ser concluído na terça-feira. O bloco de apoio ao governo, o PMDB e o PPS confirmaram todos os seus votos pela aprovação do relatório de Viana.

A principal manobra da oposição para atrasar a votação do texto foi a apresentação de relatórios alternativos ao parecer. O primeiro a ler, após o reinício da sessão foi o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) – com um relatório de mais de 50 laudas.

Para a leitura dos três primeiros relatórios paralelos foram necessárias mais de oito horas, sempre intercaladas por dezenas de pedidos de questão de ordem e de esclarecimentos ou observações. O senador Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, foi de longe o autor do maior número de indagações ao presidente da CCJ, senador Edison Lobão (PFL-MA). Para ele, nada justificava a pressa com que a CCJ estava discutindo e votando a reforma da Previdência.

FONTE: Notadez