27 milhões de brasileiros sem a previdência

  

27 MILHÕES DE BRASILEIROS SEM A PREVIDÊNCIA

Fonte: Site MPAS

De Salvador (BA) – O secretário de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Helmut Schwarzer, acaba de mostrar novos dados sobre o número de pessoas sem a proteção do sistema previdenciário brasileiro, no painel “Os Desafios da Cobertura da Previdência: Rumo à Inclusão Social”. Após uma reavaliação da metodologia, concluiu-se que 27 milhões de trabalhadores não têm a cobertura previdenciária, e não 40 milhões de pessoas como divulgado anteriormente.
O Brasil possui uma população ocupada de 70,6 milhões, na faixa etária entre 16 a 59 anos, sendo que 29,7 milhões são contribuintes do INSS, 4,8 milhões são estatutários (servidores públicos) e 36,1 milhões não são contribuintes. Dos não contribuintes há uma população de nove milhões de pessoas que recebem algum tipo de benefício da previdência, incluindo os rurais. Assim, 43 milhões de brasileiros estão socialmente protegidos.
“Outro dado importante é que se não houvesse os benefícios previdenciários, o Brasil teria 45% da sua população abaixo da linha da pobreza, e não 34% como se pensava”, diz Helmut Schwarzer. Dos brasileiros maiores de 60 anos de idade, 81,5%, recebem benefício de alguma instituição de seguridade social, incluindo os assistenciais.
Para expandir a proteção social da Previdência é “necessário que haja maior informação sobre a instituição, fiscalização e controle mais rigorosos, aumento da credibilidade do sistema previdenciário por meio da melhoria de gestão e a inclusão via a superação das barreiras”, conclui o secretário.