Previdência terá modelo único de perícia no país

 
Previdência terá modelo único de perícia no país

O INSS quer implementar um protocolo único de perícias para servir de base aos peritos na hora em que eles forem avaliar a situação dos segurados que buscam benefício por incapacidade auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. O modelo seria uma lista com as diretrizes a serem seguidas pêlos médicos, relacionando causas e seqüelas das doenças ou lesões.

A iniciativa tem o apoio da categoria e seria elaborada em conjunto com o instituto, mas ainda não tem prazo para vigorar.

Para o vice-presidente da Associação Nacional de Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), Eduardo de Almeida, a idéia é criar parâmetros sobre as doenças, sem deixar de considerar caso a cas — O que não pode é engessar o diagnóstico do perito. E preciso levar cm conta as condições de cada segurado. O presidente do INSS, Marco Antônio de Oliveira, informou que o estudo será levado ao conhecimento dos próprios profissionais para que possam opinar, bem como as associações de representação. 

A associação já vem trabalhando numa lista com as cem doenças psiquiátricas que mais aparecem. O próximo passo, diz Almeida, e fazer uma listagem do campo da ortopedia: — Hoje, os peritos usam a experiência medica para analisar os casos, o que pode gerar discrepâncias no diagnóstico.

Agendamentos

Segurados do INSS não vão mais precisar ir aos postos para agendar serviços. O ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, e o presidente do INSS, Marco António de Oliveira, inauguraram a nova Central 135. O serviço passa a ter capacidade de atender mais cerca de 10,5 milhões de ligações por mês. Após o segurado agendar serviços pela central, a Previdência confirmará seu comparecimento até 96 horas antes do atendimento. (Extra)