Encontro em São Mateus do Sul fortalece defesa local dos direitos de petroleiros

Mudanças na lei e ações trabalhistas em andamento levam sócio de Sidnei Machado Advogados ao município, próximo da divisa com Santa Catarina, onde fica a refinaria da Petrobrás.  Reunião ocorreu com o advogado Christian Mañas, na última  quinta-feira (14 de abril), que orientou e atualizou filiados ao Sindipetro-PR/SC quanto à defesa da categoria.

Sede do sindicato em São Mateus do Sul, pólo nacional da Petrobrás na produção industrial de xisto

Cerca de 25 trabalhadores, aposentados e da ativa, filiados ao Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro-PR/SC) se reuniram, na última quinta-feira (14 de abril), para acompanhar a evolução das demandas trabalhistas da categoria. Sócio do escritório Sidnei Machado Advogados, Christian Marcello Mañas esteve em São Mateus do Sul, onde a Petrobrás possui unidade  de negócio e industrialização do xisto.

O assessor jurídico do Sindipetro-PR/SC participou do encontro jurídico com os petroleiros, expondo diversas questões relacionadas ao direito dos trabalhadores da indústria de refinação, destilação, exploração e produção do petróleo. Mañas destacou as ações coletivas já patrocinadas pelo escritório e atualizou o andamento das ações, estratégias e teses defendidas pelo sindicato.

O evento também esclareceu dúvidas gerais dos trabalhadores presentes. Horas extras, trabalho em feriados, intervalo entrejornada, adicional por tempo de serviço, níveis salariais e RMNR (Remuneração Mínima por Nível e Regime) foram os principais temas da conversa.

“O encontro jurídico teve como premissa atualizar os trabalhadores sobre os andamentos das ações coletivas e individuais, esclarecer dúvidas diversas e atentar às mudanças constantes das relações de trabalho dos petroleiros, pois se trata de uma categoria combativa e interessada”, afirmou o advogado Christian Mañas.

Petroleiros e questões trabalhistas patrocinadas pelo escritório: hora extra, adicionais e RMNR

De acordo com o assessor jurídico, a importância dos temas tratados e a demanda dos trabalhadores podem originar outros encontros da categoria, no Paraná e em Santa Catarina.

Temas como aposentadoria especial, revisão de benefícios, bitributação e níveis salarais também interessam à categoria dos petroleiros, que congrega trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas.

Petroleiros

Este é o segundo encontro promovido, em menos de um mês, reunindo Sidnei Machado Advogados e filiados ao Sindipetro-PR/SC. No anterior, realizado 31 de março último, a sede do sindicato em Curitiba reuniu cerca de 80 pessoas e foi palco de uma palestra com auditor da Receita Federal sobre ações judiciais no Imposto de Renda 2011.

Texto: Ivan Sebben – Jornalista responsável

Fonte: Sidnei Machado Advogados